Home » Como evitar estrias? Saiba aqui nesta resenha

Como evitar estrias? Saiba aqui nesta resenha

  • by

As estrias são caracterizadas como cicatrizes, pois surgem após lesões devido ao desbaratamento de fibras de colágeno e elastina. Ou seja, após a extensão da pela, estas fibras acabam se rompendo, causando inflamações que após a cicatrização ficam conhecidas como estrias.

Como surgem as estrias?

As estrias podem surgir em muitos locais do corpo, como: as coxas, o bumbum, os seios, o abdômen e entre outros. Sua aparência é como fios avermelhados, roxos ou brancos:

  • Vermelha: são as mais recentes e fáceis de reverter, pois estão no processo inflamatório e a capacidade da pela regenerar é maior;
  • Roxa: é o estágio em que a inflamação está se cicatrizando, mas ainda é possível reverter e evitar as cicatrizes brancas;
  • Branca: aquela área já está totalmente cicatrizada e a regeneração daquele local é menor, onde o indivíduo terá que passar por um tratamento mais Intenso para se livrar das recém formadas estrias.

Apesar de ser comum em mulheres, os homens também estão propensos ao desenvolvimento de estrias. Porém, socialmente as mulheres são as mais afetadas, tornando as estrias uma de suas maiores inseguranças o que as fazem buscar sempre meios para evita-las.

Elas são resultados de gravidez, obesidade, fatores genéticos, crescimento, idade, exercícios muito pesados, etc. O recomendado é a pessoa passe por um dermatologista e que o tratamento contra as estrias seja realizado o quanto antes, enquanto elas ainda estão vermelhas e rosadas.

Como prevenir as estrias

O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo, ele é o responsável por dar elasticidade ao corpo, por isso incentivar e adotar táticas para a produção de colágeno é bem útil para prevenir o aparecimento de estrias.

Uma forma de tratar e evitar as estrias é hidratando a pele, então ingerir bastante água durante o dia e adotar a pratica de uso de cremes hidratantes diários é essencial.

Os hidratantes devem ser utilizados após a higienização adequada do local. Segundo a dermatologista Cristiane Dal Magro, “Os hidratantes à base de óleo de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa mosqueta são as melhores opções”.

Os óleos vegetais e essenciais atuam como antioxidante e são rapidamente absorvidos pela pele o que a deixa lubrificada e macia.

Mas se mantenha atento aos hidratantes durante a gestação, busque o aconselhamento de um ginecologista para evitar produtos que façam mal ao feto.

Massagear a pele é importantíssimo para a incentivar a circulação sanguínea além de ajudar aos cremes serem melhor absorvidos pela pele, o recomendado é massagear o corpo com hidratantes após o banho onde os poros estarão mais abertos.

Em alguns casos é comum algumas pessoas sentirem vontade de coçar as áreas onde esta localizado as estrias, principalmente as do tipo vermelhas, mas isso pode causar danos às fibras de sustentação da pele. O melhor é hidratar bem o local e caso volte a sentir vontade de coçar, dê leves tapinhas até a sensação parar.

Como evitar estrias

Adotar hábitos saudáveis ajuda prevenir as estrias

A adoção de hábitos saudáveis durante a rotina também é extremamente importante como, por exemplo, a prática recorrente de exercícios físicos e a boa alimentação. As atividades físicas ajudam à deixar a pele mais firme, porém a prática intensa pode resultar no efeito oposto.

Nós somos o que comemos, ou seja, tudo que consumimos será refletido em nosso corpo, por isso, a alimentação saudável é a base para evitar o aparecimento de estrias. Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e lipídios são considerados grandes vilões, já que eles estimulam o aumento rápido de peso.

Invista em alimentos ricos em vitamina E e C. Estes alimentos irão ajudar no aumento de colágeno na pele e de elasticidade. Além que a vitamina C tem agentes anti-inflamatórios extremamente úteis para tratar possíveis estiramentos de pele.

Evite oscilar o peso. O ganho rápido e excessivo de massa corporal é um dos mais agravantes problemas que dão origem as estrias. Hábitos saudáveis devem ser abordados para aqueles que querem evitar o ganho de peso, principalmente para as futuras mamães já que elas estão suscetíveis ao aparecimento de estrias.

O efeito sanfona é um problema alimentar que é comum nos dias de hoje, muitas pessoas, principalmente as mulheres, sofrem bastante devido aos seus efeitos. Esse problema consiste no indivíduo adotar praticas radicais de perca de peso através de dietas.

Após a perda de peso e chegar no peso tão desejado de forma tão rápida que o indivíduo abandona a dieta e volta a consumir muita comida e o que faz ganhar peso novamente, a pele fica num estado onde ela é esticada continuamente e acaba causando o estiramento da pele.

Em alguns casos já não é mais capaz de reverter as estrias. Nesse caso algumas pessoas optam por tratamentos estéticos.

Como evitar estrias

Quais os tratamentos para estrias

Um dos tratamentos mais populares e utilizados é o laser. Ele é bastante utilizado para  estimular a produção de colágeno na pele.

Em alguns casos quando as estrias são mais antigas do tipo branca, o laser é utilizado para remover a pele afetada ou até mesmo para alterar a pigmentação, tornando, assim, as estrias não perceptível aos olhos.

O peeling é um método esfoliante também muito usado, possui sua composição de ácidos que removem a pele morte e estimula o colágeno, também é muito útil para o clareamento de manchas.

A radiofrequência é um método de aquecimento de determinadas áreas do corpo, onde busca estimular as correntes sanguíneas, o que deixa a pele mais densa e aumenta o nível de colágeno.

Outro meios utilizados por dermatologistas é a aplicação de ácidos como o Glicólico, Retinóico ou Hialurônico, esses ácidos estimulam na produção de colágeno, de regeneração da pele e até mesmo pode auxiliar na hidratação das áreas afetadas. Eles são aplicados principalmente através de cremes e esfoliantes.

O Dermaroller é um tratamento onde agulhas penetram a pele a fim de estimular novamente a produção de colágeno no local onde estão presente as estrias.

Outros tratamentos muitos usados são: carboxiterapia, luz intensa pulsada, microdermoabrasão, galvanoterapia, intradermoterapia e entre outros.

Todas as praticas mencionadas devem ter orientação médica e psicológica. Muitos casos esta relacionados à auto-estima e ao amor próprio. Em si as estrias não afetaram sua saúde e são totalmente natural.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *