Home » Como combater a celulite? Resenha Completa

Como combater a celulite? Resenha Completa

Se você que estiver lendo for homem, você deve ter ouvido alguma mulher reclamar da famigerada celulite. Aquela coisa que faz as pernas junto do bumbum parecerem uma casca de laranja.

É praticamente o terror das mulheres: só de imaginar as pernas com aquele aspecto poroso, cheio de rugas, já se cria um medo muito grande, pois isso interfere na autoestima da mulher. Mas calma, porque a celulite tem solução.

Gostou de ler que a celulite tem solução? Então já senta na cadeira, faz um lanche para acompanhar, e bora lá.

O que é a celulite?

A celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, e só de eu escrever a palavra “lipo”, já deu para perceber que tem a ver com gordura. E é mais ou menos nessa linha: a gordura e os tecidos fibrosos se distribuem de forma irregular.

Dando o aspecto de casca de laranja nas pernas. Não se sabe exatamente como a celulite é causada, pois existem poucos estudos sobre o assunto.

Entretanto, a celulite aparece em mulheres de todo tipo após a puberdade, podendo ser brancas, negras, mais jovens, mais velhas, etc., porém, há uma maior ocorrência da celulite em mulheres de pele branca.

Apesar de não haver uma causa certa para o aparecimento da celulite, alguns fatores que se levados em conjunto, podem acelerar o surgimento do problema, mas depois eu falo sobe isso.

A celulite não é considerada uma doença visto que não afeta a saúde fisiológica da mulher, mas afeta a autoestima da mesma. Por isso, a classificação mais “certa” seria de um problema estético.

Por mais que seja considerado um problema feminino, a celulite também pode ocorrer em homens, mas em raríssimos casos onde há um desequilíbrio hormonal entre a testosterona e o estrogênio no corpo masculino.

Os métodos de tratamento consistem nos mesmos para ambos os sexos.

Como combater a celulite

 

O que causa a celulite?

Como eu falei antes, a celulite não tem uma causa direta, como uma “fórmula mágica” que causa o problema, existem muito poucos estudos sobre o assunto, e a falta de mais detalhes impedem que uma causa certa seja determinada.

Mesmo que uma causa direta não seja conhecida, existem indícios de que uma série de fatores, que se analisados em conjunto, aceleram o processo da celulite, dentre eles temos:

-Sedentarismo;

-Má alimentação;

-Uso de drogas e cigarros;

-Baixo consumo de água;

-Maus hábitos de vida como um todo.

Como eu falei antes, é muito raro ver um homem com celulite, pois além de não sofrerem tanto com hormônios desregulados, o tecido adiposo e o tecido fibroso são construídos de forma diferente do que nas mulheres, o que facilita o não aparecimento do problema.

Como combater a celulite

Chegamos na cereja do bolo, a parte que todo mundo gostaria de saber: como tratar e evitar a celulite.

Antes de tudo precisamos estabelecer algumas coisas:

-A celulite não plenamente evitável, visto que ela é influenciada por vários fatores, a maioria deles, ligados a maus hábitos de vida. E ainda, a puberdade é o período em que a mulher mais se torna vulnerável ao problema, devido às explosões hormonais vivenciadas por ela.

-Ainda que o problema apareça, isso não é motivo para desespero: o problema é reversível, e ainda vou dar uma dica: se você perceber que a celulite apareceu em você, leve isso como um indicativo que algo está errado nos seus hábitos.

-Nunca, jamais, em hipótese alguma, tome remédios, passe cremes, faça dietas sem prescrição médica, pois se automedicar pode ser prejudicial à sua saúde.

Dito isso, vamos ao ponto: a celulite tem quatro graus de gravidade do problema, que requer estratégias diferentes dependendo do grau e da pessoa.

-Grau 1: é quase imperceptível, e só aparece quando a pele é esticada ou contraída.

-Grau 2: pequenas ondulações surgem na pele.

-Grau 3: além de serem visíveis, as ondulações doem se apertadas (indicando que há alguma coisa inflamada ali).

-Grau 4: os problemas mais avançados, aqui surge o aspecto poroso de casca de laranja.

Como combater a celulite

Estratégias para o combate a celulite

Com a consulta do dermatologista, o médico indicará qual o melhor caminho a ser seguido, entretanto, temos alguns caminhos em comum:

-Dieta balanceada: o alto índice de consumo de sódio, gorduras ruins e açúcar podem agravar o problema. Por isso, diga ao nutricionista sobre a celulite, e ele lhe passará a dieta mais adequada para solucionar o caso.

-Treino de força: por mais que treinos aeróbicos, como natação, futebol, basquete, sejam ótimos para perder gordura e aliviar o problema, o treino de força lhe dará algo que a maioria dos exercícios não dará: tonificação muscular. Tonificando os músculos, dando um volume muscular maior, as fibras musculares “se ajeitarão”, praticamente eliminando o problema.

-Outros hábitos: mesmo as duas dicas que eu dei, talvez não seja suficiente, então nesse caso, é melhor olhar seus hábitos de vida: procure consumir menos açúcar na comida, podendo substituir por adoçante ou açúcar mascavo. Tente não consumir alimentos muito gordurosos frequentemente, não que esteja proibido consumi-los, mas diminua os dias em que os come.

Parar de fumar também é uma excelente medida, pois o cigarro além da nicotina e o tabaco, possui em sua composição mais de 4.700 substâncias nocivas à saúde. Então já dá para ter uma ideia da gravidade do fumo.

-Uso de cremes e remédios: dependendo do agravamento do seu caso, o dermatologista lhe receitará cremes para a pele, que se passados regularmente, ou no tempo prescrito, aliviarão a celulite.

No caso de as rugas doerem se apertadas, como eu falei antes, indica que há algo inflamado ali, alertando sobre a necessidade de anti-inflamatórios.

-Intervenção cirúrgica: se nada do que foi feito resolveu o problema, então a cirurgia conhecida como subcisão pode vir a ser necessária. Essa cirurgia ajuda aqueles qe sofrem com celulite em grau avançado e cicatrizes, como as deixadas após uma lipoaspiração.

-Terapia hormonal: apesar de ser mais indicada aos homens, a terapia hormonal é indicada a qualquer um que esteja com alguma alteração hormonal e isso esteja agravando a celulite. Todas as soluções servem para ambos os sexos, mas fique atento ao que o médico dirá.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *