Home » Para que serve o colágeno [Venha conferir essa resenha]

Para que serve o colágeno [Venha conferir essa resenha]

O colágeno, é muito popular em todo o Brasil, por conta da sua ação no tratamento de nossa pele, mantendo os traços firmes, e com um rosto mais jovem. Ele funciona como uma proteína que auxilia na construção dos ossos, da pele, músculos, ligamentos e tendões, assim, fazendo um trabalho como se fosse uma cola, que mantem tudo em seu devido lugar.

Por sua vez, a palavra colágeno vem de grego, que seria a palavra kolla, que tem significado de cola, e a outra parte, o geno, tem o significado de produção. O colágeno é produzido por nosso corpo de forma natural, sendo constituída por boa parte das proteínas que estão ativas em nossos corpos.

Portanto, o colágeno é indispensável para manter as articulações saudáveis e ele também faz parte de nossos dentes, córneas e nossos vasos sanguíneos. Em nosso corpo, existem diversos tipos de colágeno, cada um deles tem uma função especifica.

O colágeno, tipo 1, é responsável pela construção de ossos, pele, ligamentos e tendões, como vimos acima. Já o colágeno de tipo 2, auxilia na formação das cartilagens, como nossos tecidos flexíveis nas orelhas, no nariz e no meio de nossos ossos. E também, tem o colágeno tipo 3, que tem a função de crias músculos e vasos sanguíneos, e o tipo 4, é conhecido por dar camadas a nossa pele, ou seja, fortalecendo-a.

O que é colágeno hidrolisado?

 Hoje em dia já é possível encontrar facilmente esse tipo de colágeno nos mercados. Por sua vez, o colágeno hidrolisado, é rico em aminoácidos, vitaminas e sais minerais, contendo mais de vinte tipos deles em destaque para a vitamina C. O colágeno hidrolisado é feito, a base de pó.

Assim, as indústrias fazem com que essa proteína, tenha um tamanho menor possível, para assim, nossos corpos adquirir seus benefícios mais rápido e com mais facilidade, ocorrendo isso, o colágeno se conecta com a água em nossos corpos, fazendo assim, o fortalecimento de nossos tecidos.

Quando devo consumir colágeno?

 Por sua vez, o colágeno é indicado para o consumo de mulheres acima 40 anos, porém não é uma regra, o nosso organismo começa a desacelerar a partir dos trinta anos, assim o ideal é começar o consumo de colágeno a partir desse dessa perda de velocidade de nosso metabolismo.

Além, disso, tem muitas pessoas que não comem a quantidade certa de colágeno em nosso dia a dia, assim, tem que o ingerir em forma de suplemento alimentar, é importante é acompanhamento de um profissional da área, pra saber se esse é seu caso.

Quando usamos o colágeno a partir de nossos trinta anos, evitamos estrias, pele flácida, problemas nos ossos e articulações também, e seu uso também, é responsável, por evitar a aparição de rugas outras linhas de expressão.

Para que serve o colágeno

Quais alimentos possuem colágeno?

 Os alimentos ricos em proteínas são grandes fontes de colágeno e também auxiliam nosso corpo na produção de aminoácidos que são importantes para produção de proteína em nosso organismo.

Os alimentos que não podem faltar em sua dieta para auxiliar na produção de colágeno são as carnes brancas e vermelhas, soja, aveia, amêndoas, nozes, castanhas, frutas vermelhas, frutas cítricas, iogurte desnatado, queijo, peixes, ovos e geleia de mocotó.

Entretanto, para que nossos corpos aproveitem essas proteínas de forma cem por cento, é necessário ficarmos atento, ao modo de preparo pois dependendo do preparo podem se perder as substâncias que vão auxiliar nossos corpos. Para evitar isso, podemos cozinhar as refeições no vapor por pouco tempo e também não estocar elas na geladeira por muito tempo.

Benefícios do colágeno

 Já vimos até então, que o colágeno é fato, uma proteína de extrema importância, para a firmeza de nossos tecidos e um bom funcionamento de nosso organismo, além disso temos outros benefícios como:

  • Auxilia na melhora da saúde cardiovascular; o colágeno constitui a estrutura de nossas artérias, o que facilita a nossa circulação sanguínea, pois promove maior elasticidade de nossos vasos sanguíneos, auxiliando na circulação do nosso sangue por todo nosso corpo. Com o consumo de suplementos de colágeno, melhora bastante nossa saúde cardiovascular, assim, reduzindo as chances do desenvolvimento da aterosclerose. E também, esses suplementos, auxiliam nosso colesterol bom, evitando doenças cardiovasculares;
  • Previne rugas; o colágeno promove o fortalecimento de nossa pele, e aumenta a elasticidade e também hidrata nossa pele. Já foi comprovado, que com o consumo de suplementos com colágeno, nosso corpo é estimulado a produzir outras proteínas que auxiliam na firmeza da pele, fazendo assim, com que nossa pele demore mais para envelhecer, reduzindo bastante as linhas de expressão e as rugas;
  • Auxilia na saúde do cabelo e das unhas; com o consumo do colágeno, ele auxilia na nossa saúde capilar, das nossas unhas, aumentado o crescimento e também a elasticidade de nosso cabelo, e auxilia a resistência das unhas, fazendo com que elas fiquem saudáveis e fortes;
  • Ajuda no tratamento da osteoartrite, é uma doença, que faz com que nossas cartilagens se desgastem, fazendo com que nós tenhamos dores muito fortes em nossas articulações. Entretanto, o colágeno melhora a função de revestir os ossos, amortecendo impactos, o que ajuda a fortalecer nossos ossos e também as cartilagens;
  • Aumento da massa muscular; como o colágeno é de extrema importância na construção de nossos músculos, consumir suplementos de colágeno garante o nosso aumento de massa muscular, e também, esse suplemento é muito útil para quem faz atividades físicas regularmente, pois ajuda muito a evitar que o corpo perca músculos ao decorrer dos tempos;
  • Auxilia no fortalecimento dos nossos ossos; como já dito, o colágeno é essencial para a melhoria dos nossos ossos, fazendo com que eles fiquem mais fortes, porém com o tempo, nosso corpo vai diminuindo a produção colágeno, com isso, é importante o consumo de alimentos ricos em proteínas e suplementos de colágeno, para assim evitar a perda de colágeno.

Para que serve o colágeno

Como repor o colágeno

 Para repor o colágeno e garantir todos os benefícios, já dito acima, é muito importante o consumo de alimentos que sejam ricos em proteínas, que por sua vez, são grandes fontes de colágeno.

Entretanto, tem casos que só o consumo de alimentos não adianta, com isso, é importante o uso de suplementos ricos em colágeno, sempre bom lembrar, que é muito importante o acompanhamento de um profissional da área, para te passar o melhor suplemento para repor o colágeno em nossos corpos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *