Home » Uso do Botox – Pode ser Prejudicial? Ajuda na Saúde? – Saiba mais:

Uso do Botox – Pode ser Prejudicial? Ajuda na Saúde? – Saiba mais:

Muita gente gosta de se manter com a aparência sempre em dia e por conta disto, recorrem aos mais diversos procedimentos estéticos ao longo do tempo. Hoje falaremos sobre o uso do Botox, suas vantagens e desvantagens.

Quando falamos nesta substância, é muito normal que as pessoas o assimilem diretamente com procedimentos estéticos, inclusive foi por conta deste fator que este tipo de procedimento ganhou a fama que tem nos dias de hoje.

Porém, esta não é a única finalidade deste tipo de prática e ela pode também ser usada para a área da saúde. Falaremos mais sobre ela e o seu uso durante este texto, então se quiser saber mais sobre como é utilizada e como aplicar, leia com atenção!

Para qual finalidade é usado?

Este é um tipo de tratamento usado para várias situações, mas, deve apenas ser feito com orientação médica, isto se deve ao fato de que usar grandes quantidades desta toxina pode trazer o efeito contrário ao que desejamos com o passar do tempo.

O uso do Botox quando feito de maneira incorreta, pode promover até mesmo a paralisia muscular permanente. Desta forma, dando nome a doença botulismo. Sendo assim, a mesma sempre deve ser feita sob a recomendação médica.

Uso do Botox

Esta pode ser usada para:

  • Controle do estrabismo ocular;
  • Controlar o bruxismo;
  • Redução da sudorese, nos casos de hiperidrose ou bromidrose;
  • Controle do blefaroespasmo;
  • Redução do excesso da saliva;
  • Relaxar contração muscular excessiva, causada por AVC;
  • Diminuir tremores de Parkinson;
  • Combate a gagueira;
  • Incontinência urinária causada por bexiga nervosa;
  • Diminui a for neuropática;
  • Alterações na região da articulação temporomandibular.

Além de resolver todos estes problemas, este procedimento ganhou toda a sua fama por conta dos tratamentos para melhorar a estética, sendo indicado para quem deseja ter um sorriso com mais harmonia, diminuir a aparição da gengiva e etc.

Como funciona?

O uso do Botox só é possível por conta de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum, que, quando usada em grandes quantidades em nosso organismo, pode causar graves problemas para a saúde, por isso, é preciso dosar corretamente.

Esta substância quando é injetada de forma correta via intramuscular, em baixas concentrações, usando a dose recomendada, bloqueará os sinais nervosos relacionados com a origem da dor, promovendo o relaxamento muscular.

De acordo com a dose injetada, os músculos podem ficar flácidos ou paralisados. Além de ter o efeito no local desejado, às vezes, esta toxina pode se espalhar até outras áreas e tornar elas flácidas ou até paralisadas.

Uso do Botox

Cuidados no uso:

Nunca faça este procedimento sem a recomendação de um médico especialista, é importante passar por uma avaliação completa do seu estado de saúde, apenas assim, será verificada a quantidade ideal para utilizar no tratamento.

O uso do Botox, quando feito de maneira correta, pode ser algo que traz muita felicidade para a sua vida, porém, em casos de reações alérgicas, gravidez ou infecção no local do tratamento, o mesmo não deve ser aplicado. Também não pode ser usado por quem sofre com doenças autoimune.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *